ATM Digital – Sistemas e Softwares

(19) 99268-8527
Entre em contato

Engenheiros e arquitetos já podem assinar digitalmente o documento ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT – Registro de Responsabilidade Civil para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), de forma prática, rápida e muito mais segura utilizando um Certificado Digital.

A tecnologia do certificado digital foi criada para facilitar a vida de quem quer assinar documentos sem precisar se deslocar.

Na pratica ele funciona como um CPF ou CNPJ eletrônico que equivale a uma carteira de identidade no mundo virtual e funciona como a sua assinatura digital.

Possui o mesmo valor jurídico da assinatura de próprio punho e dispensa o reconhecimento de firma em cartório. Isso representa agilidade e economia.

Com um certificado digital, arquitetos e engenheiros não precisam mais se deslocar e gastar tempo em filas e burocracia para assinar e autenticar documentos.

Os profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura que possuem certificado digital comprovam estar regulares e habilitados para exercer as suas atividades em projetos, obras e serviços técnicos por meio da assinatura digital do documento ART ou RRT.

*ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – para engenheiros

*RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – para arquitetos

Veja abaixo como é simples assinar o documento ART ou RRT com um certificado digital.

Como assinar digitalmente documentos ART ou RTT?

Com o seu certificado digital conectado e instalado em seu computador você pode assinar digitalmente direto no arquivo PDF. A sua assinatura digital tem total validade jurídica para qualquer documento oficial.

Siga os 7 passos:

1. Abra o seu documento ART ou RRT no formato PDF.

2. Acesse a aba ‘Ferramentas’ e clique no ícone ‘Certificados’.

3. Em seguida clique em ‘Assinar Digitalmente’.

4. Escolha a área do documento onde deseja assinar.

5. Selecione o seu certificado digital instalado em seu computador.

6. Clique em ‘Continuar’ e na sequência em ‘Assinar’.

7. Pronto! O seu documento ART ou RRT está assinado digitalmente.

Dúvidas sobre certificado cigital para engenheiros e arquitetos

É necessário ir presencialmente para validação do certificado digital?

Não. Hoje o profissional que possui CNH ou já tenha feito outro certificado digital anteriormente (possui cadastro biométrico na PSBio), pode escolher por realizar a emissão de um novo certificado digital utilizando videoconferência.

Todo o processo é rápido, simples e muito mais econômico.

Caso seja o seu primeiro certificado digital e você não tenha CNH, a validação presencial será necessária. Para garantir a segurança e autenticidade das informações, você deve apresentar seus documentos originais e serão coletadas as impressões digitais, fotografia digital e assinatura.

Quais documentos são obrigatórios para emitir o certificado?

Você precisa apresentar os seguintes documentos:

1) Documento de identificação original (pode ser a sua carteira do CAU ou RG, CNH, Carteira de trabalho)

2) Comprovante de endereço em seu nome (titular do certificado digital) emitido há no máximo três meses.

Atenção: não serão aceitas cópias autenticadas em substituição aos documentos originais.

Use sua Carteira de Identificação do CAU

Arquitetos e Engenheiros com registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) podem armazenar sua assinatura digital na própria carteira de identidade profissional com chip Smart Card.

Qual o preço do certificado digital para arquiteto ou engenheiro civil?

O valor de um certificado digital depende da sua validade e mídia de armazenamento escolhida.

Na ATM Digital você encontra os melhores preços, a partir de R$ 140,00 para certificado digital A1 com validade de 12 meses.

Como fazer o Certificado Digital

Todo o processo de agendamento é feito por telefone ou whatsapp. A videoconferência pode ser agendada para o mesmo dia e em até 60 minutos o seu certificado estará disponível para o uso.

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente pelo WhatsApp agora mesmo!