Engenheiros e arquitetos já podem assinar digitalmente o documento ART – Anotação de Responsabilidade Técnica ou RRT – Registro de Responsabilidade Civil para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), de forma prática, rápida e muito mais segura utilizando um Certificado Digital.
A tecnologia do certificado digital foi criada para facilitar a vida de quem quer assinar documentos sem precisar se deslocar.
Na pratica ele funciona como um CPF ou CNPJ eletrônico que equivale a uma carteira de identidade no mundo virtual e funciona como a sua assinatura digital.
Possui o mesmo valor jurídico da assinatura de próprio punho e dispensa o reconhecimento de firma em cartório. Isso representa agilidade e economia.
Com um certificado digital, arquitetos e engenheiros não precisam mais se deslocar e gastar tempo em filas e burocracia para assinar e autenticar documentos.
Os profissionais de Engenharia Civil e Arquitetura que possuem certificado digital comprovam estar regulares e habilitados para exercer as suas atividades em projetos, obras e serviços técnicos por meio da assinatura digital do documento ART ou RRT.
*ART – Anotação de Responsabilidade Técnica – para engenheiros
*RRT – Registro de Responsabilidade Técnica – para arquitetos
Veja abaixo como é simples assinar o documento ART ou RRT com um certificado digital.
Como assinar digitalmente documentos ART ou RTT?
Com o seu certificado digital conectado e instalado em seu computador você pode assinar digitalmente direto no arquivo PDF. A sua assinatura digital tem total validade jurídica para qualquer documento oficial.
Siga os 7 passos:
1. Abra o seu documento ART ou RRT no formato PDF.
2. Acesse a aba ‘Ferramentas’ e clique no ícone ‘Certificados’.
3. Em seguida clique em ‘Assinar Digitalmente’.
4. Escolha a área do documento onde deseja assinar.
5. Selecione o seu certificado digital instalado em seu computador.
6. Clique em ‘Continuar’ e na sequência em ‘Assinar’.
7. Pronto! O seu documento ART ou RRT está assinado digitalmente.
Dúvidas sobre certificado cigital para engenheiros e arquitetos
É necessário ir presencialmente para validação do certificado digital?
Não. Hoje o profissional que possui CNH ou já tenha feito outro certificado digital anteriormente (possui cadastro biométrico na PSBio), pode escolher por realizar a emissão de um novo certificado digital utilizando videoconferência.
Todo o processo é rápido, simples e muito mais econômico.
Caso seja o seu primeiro certificado digital e você não tenha CNH, a validação presencial será necessária. Para garantir a segurança e autenticidade das informações, você deve apresentar seus documentos originais e serão coletadas as impressões digitais, fotografia digital e assinatura.
Quais documentos são obrigatórios para emitir o certificado?
Você precisa apresentar os seguintes documentos:
1) Documento de identificação original (pode ser a sua carteira do CAU ou RG, CNH, Carteira de trabalho)
2) Comprovante de endereço em seu nome (titular do certificado digital) emitido há no máximo três meses.
Atenção: não serão aceitas cópias autenticadas em substituição aos documentos originais.
Use sua Carteira de Identificação do CAU
Qual o preço do certificado digital para arquiteto ou engenheiro civil?
O valor de um certificado digital depende da sua validade e mídia de armazenamento escolhida.
Na ATM Digital você encontra os melhores preços, a partir de R$ 140,00 para certificado digital A1 com validade de 12 meses.
Como fazer o Certificado Digital
Todo o processo de agendamento é feito por telefone ou whatsapp. A videoconferência pode ser agendada para o mesmo dia e em até 60 minutos o seu certificado estará disponível para o uso.
Ficou alguma dúvida? Fale com a gente pelo WhatsApp agora mesmo!