Transformação digital é uma expressão que está na moda. E como não poderia? A evolução clara da tecnologia já impacta a sociedade com novos serviços nascidos digitais, como o Uber. Agora é a hora das empresas. E engana-se quem acha que são só as tecnológicas que devem fazer isso. Para manter a competitividade no cenário atual, é necessário transformar seu próprio negócio. Além disso, essa ação pode representar uma oportunidade de melhorias em vários aspectos da organização.
Segundo uma pesquisa do IDC – Intelligence Data Corporation, 80% dos executivos em vários países do mundo acham que a adoção de tecnologias digitais foi mais fácil do que eles pensavam e que o processo não demandou o mesmo nível de esforço em todas as etapas, como no início. Para ajudar sua empresa a entrar nesse mesmo caminho, vamos falar neste artigo sobre o que é a transformação digital e esclarecer alguns mitos. Além disso, vamos falar dos pilares e tendências dessa transformação.
O que é transformação digital
Antes de definirmos a transformação digital, vamos explicar o que não faz parte da sua conceituação. Sua empresa já se comunica com os clientes via redes sociais? Tem um blog corporativo? Já vende seus produtos via e-commerce? Ótimo. Deu um passo em direção à transformação digital. Mas o conceito, como um todo, é muito mais complexo.
Aderir e implementar mudanças tecnológicas são formas de melhorar o desempenho da sua empresa, proporcionando resultados melhores com menos esforço. A tomada de decisão, depois da transformação, é mais estratégica, por utilizar uma análise de dados. Quais mercados valem a pena investir e quais canais atraem mais seus clientes são respostas que podem ser mais precisas com o data analytics.
Etapas do processo de mudança tecnológica
Na verdade, é raro achar alguma empresa que não tenha, pelo menos, iniciado esse processo, em uma área ou outra. No entanto, a transformação deve ser encarada com uma visão holística. É geral e integrada. Não é significa apenas implantar um sistema aqui e ter processos jurídicos ainda sendo impressos em outro departamento.
A velocidade da chegada da informação na vida de cada pessoa faz com que as empresas acabem lutando pela atenção dos seus possíveis clientes. A forma de consumo, por sua vez, também vem sendo alterada. Os clientes buscam por uma experiência positiva com a empresa e não apenas pelo valor reduzido do produto. Assim, é importante ter em mente que experiências negativas podem influenciar outras pessoas que tenham contato com os comentários de alguém insatisfeito.
Então podemos concluir que toda essa transformação não aconteceu de repente. É um resultado do progresso tecnológico e cultural, que vem se desenvolvendo há anos — há décadas, talvez —, e que tem se acelerado nos últimos tempos. São três as suas principais fases:
Digitização
Você leu certo! Estamos falando de digitização. Essa etapa nada mais é do que passar tudo que está no mundo analógico para a linguagem de bits e bytes. Sabe aqueles setores de arquivologia enormes? Eles praticamente acabaram ao longo dessa evolução. Uma das principais vantagens é que a informação hoje tem mais facilidade de ser encontrada e é armazenada com muito mais segurança.
Digitalização
Esse já é o momento em que as soluções digitais começam a ser adotadas. São todas as mudanças feitas em uma companhia a partir da tecnologia. Também estão incluídas aqui as mais atuais: Big Data, machine learning, blockchain, entre outras tecnologias de ponta.
Transformação Digital
Depois de passar por isso tudo, adotar as tecnologias importantes para a sua empresa e consolidar processos, o fim do progresso é a transformação digital. Essa é uma etapa bem mais complexa porque não se limita apenas à implementação de diversas soluções digitais sem a consideração dos processos, mas também afeta outras áreas da empresa, como sua cultura, e até a legislação dentro e fora da companhia.
Pilares da transformação digital
Agora que passamos pela parte teórica, vamos aos pontos práticos. Para começar uma transformação digital na sua empresa, você pode seguir estes três pontos que são comuns a organizações que já passaram por isso:
Experiência do cliente
Hoje eles têm voz e reclamam quando não estão satisfeitos. Para fidelizar um cliente, o ideal é ter um programa estruturado, como o suporte premium e o customer sucess, e não deixar de monitorar suas redes sociais. Assim, você já consegue um feedback mais direto e pode saber como sua marca está sendo vista. Outra vantagem que o analytics traz é possibilidade de segmentar grupos. Comunicar as mensagens certas para as pessoas certas ajudará a fechar mais negócios e vendas.
E, por falar em uma mensagem mais direcionada, o marketing de precisão é uma tendência. Com ele, a empresa consegue atender outras demandas do consumidor com ofertas mais personalizadas. E, se você busca aumentar sua carteira de clientes, um processo de venda mais simplificado pode ajudar. Lembre-se de que, para se comunicar por tantos canais, você deve estabelecer a mesma linguagem para manter a unidade no discurso.
Processos operacionais
Como já falamos antes, a análise de dados é parte importante da transformação digital. Com ela, é possível melhorar processos que precisam ser revistos. A etapa abrange também a integração das áreas para acompanhar a evolução, o que ajuda em um trabalho mais colaborativo. Aumentar a produtividade, realizar uma comunicação mais rápida, tudo isso incentiva a promoção da mudança.
Modelos de negócio
Chegamos ao último ponto do processo, que pode ser encarado como resultado. O mundo digital pode ampliar a atuação de uma empresa no mercado ou mesmo o seu portfólio. Com as novas possibilidades, haverá a necessidade de adaptação. As lojas físicas passam para a internet e ganham capilaridade. E, de repente, que tal aproveitar a onda de transformação e imaginar um produto criado para isso?
Agora que você já sabe o que é transformação digital e qual caminho seguir, vá em frente. Comece. Todos esses processos podem custar tempo, esforço e dinheiro, mas, uma vez implementados, são capazes de aumentar os lucros da empresa.
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