ATM Digital – Sistemas e Softwares

O gerenciamento de TI terceirizado tem sido uma saída para superar obstáculos enfrentados por muitas empresas, sobretudo por dependerem da tecnologia e não terem a expertise necessária para tornar o departamento eficiente — técnica e financeiramente.

De que obstáculos nós estamos falando? Comecemos pelo próprio trabalho de planejar o investimento em recrutamento, infraestrutura, produtos de software, contratações de serviços e tudo mais, tendo que se adequar a limites orçamentários.

Juntando esse fator às necessidades de tornar a TI cada vez melhor, ao mesmo tempo em que se devem reduzir os custos, fica muito difícil gerar um desenvolvimento razoável a ponto de manter bons níveis de competitividade.

A terceirização (outsourcing) se propõe a eliminar consideravelmente os entraves, amenizando os desafios conhecidos pelas dores de cabeça que trazem. Como? Contratando serviços de TI em vez de formar equipe interna.

O objetivo deste artigo é analisar a questão mais detalhadamente, destacando os benefícios e as razões para optar pelo gerenciamento de TI terceirizado da sua estrutura. Acompanhe!

O que é terceirização de TI?

A terceirização em si está longe de ser uma novidade. Hoje em dia sobram empresas que vendem serviços nas mais diversas áreas, desafogando seus clientes em termos de finanças e gerenciamento de pessoal.

Ultimamente esse modelo tem crescido significativamente no que tange a Tecnologia da Informação, pois o outsourcing permite às empresas adquirirem certa complexidade sem que precisem investir pesado.

Evidência desse crescimento é a vasta gama de processos e recursos tecnológicos que podem ser atribuídos a empresas especializadas, as quais cobram pelo serviço prestado.

Por que se tem optado pelo gerenciamento de TI terceirizado?

Entre tantos motivos para tal está a transformação digital, ou seja, a tecnologia como grande aliada nas melhorias de desempenho e outros aspectos importantes do negócio, independentemente do segmento.

Como a TI não é especialidade da maioria dessas empresas, terceirizar é uma alternativa para ter um ambiente tecnológico de qualidade, ao mesmo tempo em que se pode dedicar inteiramente ao carro-chefe do negócio.

Logo abaixo explicaremos em detalhes esse e outros 7 benefícios da terceirização que têm levado empresas (inclusive PMEs) à sua adoção, tendo como base esta pesquisa feita pela Deloitte em 2016.

Foco no core business

Um dos mais claros objetivos das empresas que investem na terceirização de TI é poder focar nas atividades mais relevantes, ou seja, os processos de negócio que refletem no serviço prestado ou na qualidade do produto.

Se uma organização não conhece a fundo o setor de TI e decide recrutar profissionais, por exemplo, levará pouco tempo para que ela se veja mais ocupada resolvendo problemas acerca da TI do que as questões do negócio.

Por outro lado, ao contar com o gerenciamento de TI terceirizado, toda a preocupação inerente ao departamento é deixada para trás, direcionando o foco ao que há de mais importante.

Redução de custos

Outra meta que as empresas têm em comum ao optar pelo outsourcing de TI é a redução de custos. Nesse sentido, terceirizar é uma excelente solução!

Conforme dito no início do texto, o gestor de TI convive com o desafio de otimizar o departamento de maneira que as contas fechem. Em comparação ao recrutamento, terceirizar virou um sinônimo de diminuir gastos.

Supondo que a empresa monte uma equipe de desenvolvimento tendo em vista criar/manter um sistema de software personalizado. Somente com salários, tributações e treinamentos ela já terá que arcar com muito dinheiro.

O que aconteceria se, em vez de recrutar, a empresa terceirizasse? Primeiramente, ela economizaria um ótimo montante, visto que pagaria pelo serviço e nada mais. Em segundo lugar, o resultado final tenderia a ser melhor — conforme veremos abaixo.

Aumento na qualidade do serviço

Considerando o exemplo anterior, não se pode deixar de lado um importante detalhe: a empresa não conta com um RH capacitado para avaliar candidatos da área de TI.

Os fornecedores de serviços terceirizados, no entanto, fazem valer a expertise desde os processos de seleção dos seus profissionais. Além disso, os colaboradores são altamente treinados.

Portanto, desde que prestada por uma boa parceira, a terceirização oferece o que há de melhor no mercado, agregando na qualidade do serviço.

Planejamento de capacidade

Geralmente as empresas não sabem ao certo do que precisam quanto à capacidade tecnológica, o que as leva a equívocos que geram custos e desperdício de recursos.

O outsourcing de TI costuma cuidar do planejamento de capacidade fazendo a parte de consultoria, avaliando a situação da empresa e prevendo o quanto de recursos será utilizado para garantir desempenho e a escalabilidade.

Impacto na mudança transformacional

A mudança transformacional, processo cujo propósito é adequar o ambiente corporativo às exigências do mercado, cedo ou tarde se torna uma realidade para o negócio.

Quanto a isso, o papel da TI sempre foi relevante, pois as mudanças radicais em processos, princípios e modus operandi costumam estar envolvidos com a tecnologia.

Com suporte de especialistas, tal mudança será realizada à medida que surgirem novas tecnologias fundamentais para manter altos níveis de competitividade.

Atendimento às demandas do negócio

Há pouco falamos sobre as empresas não saberem do que precisam em termos de TI. De certo modo, a questão das demandas do negócio tem a ver com isso, mas ela vai além: após identificar as demandas é preciso criar soluções para atendê-las.

Uma equipe interna nem sempre garante êxito. Dependerá não só dos tipos de profissionais que compõem o departamento, mas da qualidade e da experiência deles.

Empresas terceirizadas tendem a carregar um conjunto de conhecimentos práticos, o famigerado know-how, o que faz total diferença na hora de desenvolver soluções providenciais.

Gerenciamento de ambientes empresariais

Assegurar o bom funcionamento do ambiente corporativo, bem como a sua disponibilidade, é uma missão corriqueira do setor de TI que não permite falhas. Qualquer problema que afete a estrutura comprometerá todos os processos atrelados aos ativos de TI.

Perante todas as ameaças que cercam as infraestruturas e os sistemas de TI no mundo, especialmente as cibernéticas, delegar a tarefa a uma terceirizada tende a ser uma ótima investida.

Acesso a capital intelectual

Quanto menos atividades que exijam raciocínio humano estiverem presentes nos processos, melhor será o desempenho da empresa em todos os sentidos. É com essa premissa que o capital intelectual se configura como um elemento atrativo às companhias.

Ganhar vantagem competitiva em um mercado tão concorrido depende, muitas vezes, de reunir o conhecimento de todos os colaboradores, bem como da troca de conhecimento entre duas ou mais empresas.

Uma parceira especializada pode contribuir muito nesse sentido, fornecendo orientações, acompanhamento de planos e ações, implantações, assessoramento, entre outros serviços.

O que achou dos benefícios que o gerenciamento de TI terceirizado gera? Quer obtê-los no seu negócio? Para isso é fundamental contar com uma parceria segura e confiável, que somente uma empresa com experiência no mercado pode proporcionar.

Fundada em 2008, a ATM Digital – Sistemas & Softwares, com auxílio de grandes parceiros, oferece soluções personalizadas desenvolvidas para atender às necessidades da sua empresa. Solicite agora mesmo uma assessoria!

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